Como cuidar de Bonsai - Dicas essenciais para mante-lo saudável

Bonsai é uma arte muito, mas muito difundida pelo mundo. É possível ver essa arte em várias partes do globo, por exemplo, aqui no Brasil. Afinal, é uma arte ‘possível’, não tem um significado que só especialistas entendem, como é o caso de pinturas.

Mas cuidar de um bonsai exige alguns cuidados.

No entanto, o que identifica mesmo um bonsai é onde ele é plantado. O termo ‘Bonsai’ significa “plantado em uma bandeja”. A arte surgiu na China e foi adaptada pelos japoneses. Com o objetivo de criar uma representação realista em miniatura da natureza, na forma de uma árvore.

Mas antes de tudo, temos que avisar que bonsai não é o tipo de arte de curta duração. Pelo contrário, quanto mais tempo o bonsai tem, mais ele se torna bonito. Por exemplo, alguns bonsais levam 10 anos para começarem a exibir a verdadeira beleza.

Por isso, cuidar de um bonsai é uma tarefa exigente.


Bonsai folhas vermelhas


Dicas de como cuidar de um Bonsai


Regar um bonsai


Na hora de regar, você precisa identificar a temperatura do ambiente e as condições climáticas. Isso irá te ajudar a definir a quantidade de água para cada bonsai. Por exemplo, em dias frescos, regar uma vez ao dia no período da manhã ou fim de tarde é o suficiente.

Mas no caso de dias secos, é melhor que você regue o bonsai duas vezes ao dia. Mas fique atendo para não regar o bonsai em excesso. Água em excesso pode causar o apodrecimento da raiz, por causa da falta de ar na terra.

Aqui vai uma boa dica para regar de maneira correta o seu bonsai. A boa e velha técnica de afundar um palito na terra do vaso. Esta é uma maneira extremamente eficiente de se identificar a hora certa de regar o seu bonsai.

Basta enfiar o palito na terra do vaso, então retirar e verificar se o palito está molhado. Caso o palito esteja molhado, você não precisa fazer a rega naquele momento. Isso com certeza irá te ajudar e salvar o seu bonsai.

Podar um Bonsai

Bonsai tronco torto


Como dissemos anteriormente, a poda é um cuidado muito importante em um bonsai. E saber a freqüência para executar a poda é muito importante. Mas o fato é que a poda irá depender de qual é espécie de planta é o seu Bonsai. No entanto, geralmente a freqüência varia de 3 a 6 meses.

Para melhorar essa explicação vaga, vamos dar alguns detalhes interessantes para te ajudar nessa hora. Por exemplo, fazer uma poda simples, é retirar os galhos e brotos que ultrapassaram o tamanho e o formato pretendido.

Para fazer a poda, você pode utilizar tesouras específicas ou tesouras comuns, o que depende do tipo do bonsai. Para terminar essas dicas, saiba que a poda tem um propósito importante para cuidar de um bonsai.

Esse propósito é o objetivo de forçar a distribuição uniforme da plante. Além de ajudar no desenvolvimento de uma folhagem densa. Assim, o seu Bonsai irá conseguir ficar semelhante a uma árvore em miniatura, que é o objetivo.

Mas no caso de seu bonsai necessitar de uma poda específica, um profissional pode ajudar. Afinal, nem sempre é fácil fazer uma poda, sem que a planta sofra algumas conseqüências.

Lugar para o Bonsai


Assim como flores, os Bonsais precisam de certa quantidade de luz solar. Mas cada espécie de plante exigirá um local específico. Existem vários tipos, tanto as que preferem a luz solar quanto as que preferem uma meia sombra.

O ideal é você tentar encontrar um ambiente onde a temperatura seja constante, e não ocorram mudanças bruscas. Uma boa dica para identificar o melhor local, é observar a coloração das folhas. Caso as folhas estiverem amareladas, a planta está recebendo muita luz. Mas caso as folhas estejam escuras, a plante está com de falta de luz.

Adubar um Bonsai


Sim, assim como qualquer outra planta, o bonsai precisa de adubo. Mas assim, como para identificar o local, adubar um bonsai tem algumas variáveis. Por exemplo, para um bonsai externo, é indicado que a adubação seja feita no período de crescimento. Esse período vai do início da primavera até metade do outono.

No caso dos Bonsais internos, a adubação pode ser realizada em qualquer época do ano. Mas é extremamente indicado não adubar as árvores doentes. Além disso, sempre faça uma pesquisa para identificar a quantidade certa de adubo o seu bonsai precisa.

Recipiente para um bonsai


Pode parecer até simples, mas escolher um vaso adequado para o bonsai é extremamente importante. Escolher um vaso exige muito cuidado, para a qual, muitos fatores devem ser analisados e levados em consideração.

De acordo com profissionais, o ideal é escolher por vasos não vitrificados e que não tenham uma camada de esmalte brilhante. Escolha o um vaso com aproximadamente 2/3 da altura da árvore. Já para a profundidade, escolha um vaso com até 2 vezes a espessura do tronco na sua base.

Além disso, nada de manter o seu bonsai muito tempo em um único vaso. Ao cuidar de um bonsai, a troca de vaso deve ser feita na hora certa. Para isso, preste atenção em diversos fatores para saber quando é a hora.

Um indicador é quando as raízes estão mais densas no vaso do seu bonsai. Outro indicador é perceber se a água está demorando mais tempo para ser absorvida. Em bonsais maiores, as raízes crescerão rápido, o que exige uma troca de vaso anualmente. Mas não é uma regra para todos.

Bonsai com flores rosas


Agora com essas dicas e cuidados você já pode ficar tranqüilo na hora de cuidar de um bonsai. Mas como dissemos várias vezes no texto, os bonsais exigem cuidados. E não apenas isso, eles exigem dedicação e paciência.

Cuidar de um bonsai é diferente de pintar quadro, é necessário cuidados por longos anos. No entanto, como dissemos quanto mais velho um bonsai, mais lindo ele se torna. E sim, o resultado vale a pena...

Se você está começando agora ou já tem um tempo no cultivo de Bonsai você já deve ter percebido que cultivá-los não é algo simples.

É preciso estar atento a varias coisas ou você pode até deixá-lo morrer por falta de cuidados.

Por isso eu te convido a conhecer o Guia definitivo de cuidados com Bonsai.

Esse guia ensinará tudo sobre BONSAI e todo passo a passo de como cultivar e até mesmo como fazer uma árvore que se Destinaria crescer vários metros de altura, apenas crescer alguns centímetros de forma fácil e Super pratica!

Clique aqui ou na imagem abaixo para saber mais.



Gostou? Deixe seu comentário, Até a próxima!

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem