Como cuidar de Bonsai de frutas mais 6 espécies diferentes

Quando se pensa em plantar uma árvore, todo mundo pensa uma árvore precisa ser grande e alta. Mas nem sempre é esse o caso, um Bonsai por exemplo, é uma árvore em miniatura. Mas muita gente tem várias dúvidas sobre como cuidar do Bonsai. Por isso, muitas pessoas tendem a não querer plantar um Bonsai.

Mas o fato é que Bonsai é uma arte fácil de se aprender. Além de ser altamente prazeroso e relaxante de cuidar, como também é lindo para qualquer gosto. Ao mesmo tempo, vira um hobby para a vida toda, afinal, quanto mais velho um bonsai, mais lindo ele fica.

No entanto, ele precisa de alguns cuidados, assim como qualquer outra planta. Mas além disso, é necessário alguns conhecimentos e cuidados especiais. Mas é por isso que este artigo foi feito, para te ensinar a como cuidar do Bonsai. No caso, estaremos ensinando sobre Bonsai de frutas...

Vamos lá?! 😃


Bonsai de frutas laranjeira



Como fazer e cuidar de um bonsai de Frutas


Enfim, Bonsai, como já falamos, é o cultivo de uma árvore miniatura. Para ser preciso, você pode cultivar qualquer tipo de árvore como um Bonsai, mesmo árvores gigantes como sequoias. Com os cuidados certos, o Bonsai sempre irá ser uma árvore em miniatura.

O Bonsai nasceu na China, há milhares de anos, mas o termo é japonês. “Bom-sai” significa “plantado em uma bandeja”. Em um quadro geral, qualquer tipo de árvore serve para Bonsai. Mas você precisa considerar as espécies que melhor se adaptam ao seu ambiente.

E assim como as árvores em tamanho real, seu bonsai pode viver por muitas gerações, se tiver os cuidados necessários. Mas enfim, vamos parar com essa parte teórica, agora vamos falar da parte prática.

Para ter um contato mais direto com a natureza, recomendamos as plantas frutíferas. Pois é bem mais fácil de perceber as mudanças de estações na planta. E, como já falamos, é exatamente como cuidar de um Bonsai de frutas que iremos ensinar. Vamos lá.


Como Plantar um Bonsai


Primeiro, você deverá escolher um vaso especial para bonsai. Um vaso para Bonsai costuma ser pequeno e raso. Em uma medida geral, o vaso não deverá ser maior do que 2/3 do tamanho da planta.

Mas no caso de um Bonsai em fase inicial,pode-se utilizar vasos maiores para que as raízes cresçam melhor. Em contrapartida, em Bonsai mais velhos, os vasos menores funcionam muito melhor.

Além do vaso e da planta, os seguintes materiais também são necessários:

Tela de drenagem da água no solo;
Arame para fixação da planta no vaso;
Hashi;
Raque;
Tesoura para poda;
Substrato para alimentar a planta;
Enraizador para estimular o crescimento das raízes;

Estes matérias são facilmente encontrados em lojas de produtos de jardinagem.

Outro passo importante, é em que estágio da planta você quer iniciar o seu Bonsai. É possível escolher diferentes etapas de uma árvore para dar início.

Pode ser possível começar com as sementes de uma árvore que se deseja. Nesse caso, é possível a modelagem do bonsai desde o início de crescimento da árvore. No caso das árvores frutíferas, ela demorará mais para começar a dar frutos e flores.

Outro tipo de como iniciar o seu Bonsai é através de enxerto. Com esse método, você pode acelerar o crescimento da planta, sendo possível plantar a partir da primavera.

Outro método para começar o seu Bonsai é a partir de uma muda de bonsai jovem. Nesse caso, você deve utilizar a muda de uma árvore escolhida e plantar no vaso.

Mas enfim, tudo que você precisa fazer é preparar a terra no vaso da planta e plantar normalmente. Seja a semente, o enxerto ou a muda.

Esse outro artigo no nosso site te ensina como cuidar de bonsai em 5 passos. 😉

Como cuidar do Bonsai de Jabuticaba


Bonsai de jabuticaba



Para um bonsai de Jabuticabeira, escolha um local onde a planta receba sol diretamente nas folhas, além de arejado. É importante notar que a Jabuticabeira é uma planta sensível ao frio. Por isso, essa planta terá um crescimento lento em temperaturas baixas.

Por este motivo também, sempre que a temperatura estiver abaixo de 10 °C, proteja a planta. Uma boa decisão é colocar ela em um local que não receba o vento frio.

Durante o intervalo entre a primavera ao outono é o período de crescimento da jabuticabeira. Durante este período, a planta terá um elevado consumo de água. Mas no inverno, o consumo de água será moderado.

No verão, regue a planta em abundância, essa planta gosta de solo encharcado. Mas cuidado com a umidade constante no tronco e nas raízes. Assim como em outras plantas, a umidade constante favorece o surgimento de fungos, o que matar sua árvore. A dica é sempre regar quando o solo estiver quase seco.

Para a adubação, a melhor hora é durante as estações de crescimento, ou seja, primavera e verão. Sempre escolha os adubos mais orgânicos ricos em Fósforo (P), pois são os mais indicados.

Para a poda, corte os galhos que nascem do tronco ou na copa. Principalmente aqueles que estão fora do predefinido de seu Bonsai. No caso das podas mais drásticas, espere até o final do inverno. Ela suporta bem as podas na madeira mais velha.

Retire os brotos perto das raízes e elimine galhos novos que entrem em competição com galhos mais velhos.

Faça a troca de vaso uma vez por ano ou a cada dois anos, sempre no início da primavera. Além disso, prepare um solo com boa drenagem. Na hora da troca, as raízes podem ser podadas em até 50%, no máximo.


Como cuidar do bonsai de amora


Bonsai de amora



Amoreira é uma planta muito resistente, e ótima para Bonsai. O Bonsai de Amora tem preferência por receber sol diretamente nas folhas. Para um bom desenvolvimento e uma boa saúde, esse bonsai precisa de, no mínimo, 2 horas de sol diariamente. Preferencialmente nos períodos da manhã e da tarde.

No entanto, as folhas da Amoreira se desidratam facilmente. Assim, é normal esta planta ter um elevado consumo de água. Por isso, o Bonsai de Amoreira deve ser regado com uma boa quantidade de água, quando a terra do vaso estiver quase seca. No caso de dia épocas mais secas, pode ser necessário regar todos os dias.

A Amoreira pode ser adubada desde a primavera até o verão, mas não durante o inverno. Sendo os adubos mais indicados, aqueles que são os ricos em Fósforo (P).

No caso da poda, é necessário muito cuidado para que os galhos da árvore não se alonguem demais. Fazer uma poda regularmente, ajuda a manter o seu tamanho reduzido. Mas é necessário deixar uma boa quantidade de folhas, pelo menos até um tamanho mediano. Assim, o seu Bonsai irá produzir os frutos.

Para terminar, é recomendado que você troque o vaso a a cada dois anos, antes da brotação na primavera. O solo no novo vaso deve ser rico em matéria orgânica, mas com uma boa drenagem. Uma boa dica é fazer o uso de 40% de cascalho ou areia grossa no solo do vaso. Lembre-se de se podar as raízes, limitando a 1/3 delas.


Como cuidar do Bonsai de Acerola


Bonsai de acerola



O Bonsai de Acerola necessita de sol diretamente em suas folhas, mas precisa de ser alojada em um local ventilado. Um cuidado essencial é: em dias muito quentes, tente evitar a incidência direta do sol no Bonsai.

Já no caso da poda, tente cortar apenas os brotos mais novos. Esses brotos costumam surgir próximo as raízes e galhos novos. Uma dica importante é que as podas mais intensas na árvore, devem ser feitas no começo da primavera. O que ajudará na recuperação da planta.

Mas enfim, é possível regar continuamente e normalmente o seu bonsai de Acerola o ano inteiro. Mas como qualquer outra planta, não se pode exagerar na umidade para não matar as raízes. Além disso, em períodos de calor mais intenso, tente molhar a copa, galhos e folhas.

Para a troca de vasos, é indicado que seja feita no começo da primavera. Mas ela deve ser feira uma vez por ano, ou a cada dois anos. Além disso, é importante lembrar que a acerola acumula muita água, por isso evite colocar muita matéria orgânica na terra. Escolha uma terra calcária.

A adubação deve ser feita desde a primavera até o final do outono. Mas como a acerola é bem sensível, o excesso pode prejudicar a planta. Por isso, preste atenção nas dosagens de adubos descritas nas embalagens dos produtos.

E como sempre, adubos orgânicos são os mais indicados. Além de serem mais saudáveis, eles são ricos em Fósforo (P). Mas se você quiser estimular a frutificação, utilize um pouco de adubo NPK.


Como cuidar do Bonsai de Azaleia


Bonsai de Azaleia



As azaleias são plantas que gostam de luz do sol direta, de pelo menos 4 horas por dia. Mas elas devem ficar abrigadas do vento e da chuva, caso contrários elas morrem facilmente. Por isso, escolha um local bem iluminado e protegido, com temperatura amena e ambiente úmido.

O solo dessa planta deve ser aquele que possui PH mais ácido. Prepare uma terra com uma boa quantidade de areia. Isso ajudará à drenagem da água no vaso.

Prefira regar pela manhã, para que a plante tenha tempo de absorver a água e secar as folhas. Uma dica importante é que essa planta absorve água pelas folhas, por isso, não deixe de molhar as folhas. Mas evite fazer a rega durante a noite pois ´pode desenvolver fungos.

Além disso, apenas regue nos períodos mais secos ou apenas ao ponto de manter o solo sempre úmido. Uma dica é observar se as folhas estão começando a murchar e cair, é nessa hora que você precisa regar. Além disso, use água destilada ou água da chuva para regar. Essa planta não combina com o cloro.

E toda vez que as flores murcharem, é preciso adubar a planta e dar uma nutrição extra. Isso irá ajudar a planta a permanecer forte e bonita para a próxima estação de flores. Evite fazer a adubação antes da planta florir. Isso fará com que os nutrientes estimulem o crescimento das folhas e não das flores.

As podas irão ajudar no crescimento e fortalecimento. Mas basta cortar os ramos excessivos no tamanho e forma que você quiser. Mas retire os galhos secos e mortos. A troca de vaso irá depender o crescimento da sua planta. Um sinal claro é perceber se as raízes estão se sobressalentes no vaso.


Como cuidar do Bonsai de Abacate


Abacate



Para um Bonsai de Abacate, escolha um local arejado e com sombreamento moderado. Certifique-se de ter cerca de 50% de luminosidade. É indicado você trocar o vaso de sempre início da estação chuvosa. Mas tome cuidado ao determinar a hora certa de trocar, pois pode variar de 1 à 3 anos.

Prepare um solo rico em matéria orgânica, adubado. Escolha um solo com uma mistura de terra vegetal, esterco e húmus de minhoca. Isso ajudará à seu Bonsai se desenvolver e se fortalecer.

No caso das podas, tente fazer regularmente, mas apenas para dar o formato desejado na àrvore. Não corte em excesso pois pode prejudicar a saúde da árvore.

Tente, fazer as regas em períodos de elevadas temperaturas. Mas assim como as outras, sempre que a terra do vaso estiver quase seca, é necessário fazer a rega. No inverno, evite regar até que o solo esteja quase seco, o que pode demorar semanas.

Para evitar que a planta morra, tente colocar a planta em um local protegido. Ou use cobertura de palha ou capim seco em volta da planta, sem cobrir a base do tronco.

Uma dica importante para colher os frutos da árvore, é que você irá precisar de ter duas plantas. Isso irá garantir a fecundação das flores.


Como cuidar do Bonsai de Cerejeira


Bonsai de Cereja
Bonsai de cereja - Fonte Bonsai Empire



A Cerejeira é uma planta que não deve ser exposta ao sol forte no verão. Mas ela deve ser alocada em um local bem iluminado. Além disso, ela pode ser exposta diretamente ao sol durante as outras estações, mas o solo precisa estar sempre úmido.

Ela é uma planta com um consumo elevado de água, porém, nenhuma planta deve ter seu solo encharcado. Além disso, se a umidade estiver presente no tronco e nas raízes, fungos podem aparecer facilmente. Assim, regue sua Cerejeira somente quando sua terra estiver quase seca.

Para a adubação, a hora certa é a época de crescimento. Esse período vai desde o início da primavera até o início do outono. É recomendado que você adube a planta, no mínimo, uma vez por ano.

Escolha adubos que são ricos em Fósforo (P). Torta de mamona e farinha de osso podem ser usados também, se você preferir.

No caso das podas, faça-as durante todo o ano. Sempre cortando os galhos que saiam do perfil que você deseja para o seu bonsai. Também corte os brotos novos que surgem perto das raízes.

Sempre retire as folhas e flores ressecadas. E não precisa se preocupar com as podas drásticas, a cerejeira suporta muito bem graças à sua brotação intensa. Mas prefira fazer as podas mais intensas no final do inverno.

Para o solo prepare uma mistura de 50% de areia peneirada + 30% de condicionador de solo industrial. Adicione 20% de argila refratária peneirada, com isso a terra irá ter uma boa drenagem.

No caso das raízes, corte até 35% delas para a troca de vaso. A qual, deve ser feita anualmente ou a cada dois anos, sempre no final do inverno ou início da primavera.


Como cuidar do Bonsai de Pitanga


Bonsai de pitanga



Para um Bonsai de Pitanga, deve ficar onde receba os raios solares diretamente em suas folhas. Mas isso deve acontecer antes das 10:00 h e depois das 16:00 h. Já nas outras estações, ela pode ficar sob sol pleno, mas o solo precisa estar sempre úmido.

Assim como várias outras, ela tem um consumo elevado de água. Assim, necessita de regas diárias em períodos de calor, podendo ser necessário mais de uma vez ao dia. Em épocas mais frias, como outras plantas, apenas regue se a terra estiver seca.

Esperem sempre pela época de crescimento para fazer a adubação. Esse período vai desde o início da brotação, na primavera, até o começo do outono. Sempre escolha os adubos mais que são ricos em Fósforo (P). Além disso, evite fazer a adubação em períodos de floração intensa.

E no caso das podas, tente cortar apenas os galhos que fogem do formato desejado. No caso das podas drásticas, espera até o final do inverno para fazer. Sempre retire as folhas e flores ressecadas para não prejudicar a planta.

O solo dessa planta deve ter uma boa drenagem. Prepare uma mistura de 40% de areia peneirada + 40% de condicionador de solo + 20% de argila refratária peneirada. Você precisa fazer a troca de vaso anualmente, ou a cada dois anos, sempre no início da primavera. Lembre de fazer uma poda de, no máximo, 1/3 das raízes para a troca de vaso.


Como nunca ficar em dúvida sobre oque fazer na hora de cuidar dos seus bonsais


Tenha as melhores informações através de um guia completo onde você vai aprender tudo sobre Bonsais.

Ficar sem saber o que fazer na hora de cuidar dos seus bonsais, nunca mais será um problema para você.

Se você quiser conhecer melhor sobre este guia clique aqui ou no botão logo abaixo que te mostro mais detalhes.







Qual a sua escolha?

Enfim, com essas dicas você poderá aprender facilmente como cuidar do bonsai dos sonhos. Claro, nada melhor do que a experiência para ensinar os pequenos detalhes. Então, tente sempre pesquisar mais sobre a sua planta e faça testes e mais testes.

Outro ponto importante, é que você sempre tenha mais de 1 Bonsai. Pois, essa arte é para uma vida toda. Árvores demoram anos para se desenvolverem, então, ter várias ajudam. Afinal, ninguém gosta do sentimento vago que a espera traz.

Mas enfim, espero que você tenha aprendido uma noção básica de como cuidar do Bonsai.

Nosso site está cheio de dicas para melhorar a sua experiência em cultivo de bonsai. Não deixe de conferir nossos outros artigos.

Boa sorte na sua experiência.



1 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem